Maranhão lançará Plano Maior 2020 durante Abav

A iniciativa, entretanto, foi encerrada três anos depois por conta da “mudança do governo estadual e falta de sintonia entre o setor privado”, afirma a diretora da Chias Marketing, Patrícia Servilha, empresa responsável pela promoção das duas edições do plano.
“Para elaborar o Plano Maior 2020, visitamos 68 municípios com potencial turístico indicados pelo Estado e realizamos análises e pesquisa com a população local, turistas e cerca de 50 operadoras”, diz Patrícia. O trabalho foi realizado por 11 pessoas, em conjunto com as secretarias de Turismo de Estado e das cidades, durante dez meses.
METAS
Na primeira edição, o objetivo do Plano Maior, cujo investimento foi de R$ 180 milhões, era trazer 1,5 milhão de turistas por ano ao Estado até 2010. Mesmo interrompida em 2003, a ação superou as expectativas e levou, já em 2009, 1,7 milhão.
Para o Plano Maior 2020 – no qual o orçamento, somente no primeiro ano, terá R$ 50 milhões –, a primeira meta é levar 2,6 milhões de turistas por ano. Uma verba de R$ 40 milhões, proveniente do Prodetur, será destinada para utilização unicamente na capital São Luís.
“É importante ressaltar que os valores para o plano atual não são estimativas. Já passaram pelos trâmites legais e serão aplicadas no destino”, destaca Patrícia.
MARKETING
Uma ação integrada com divulgação do Plano Maior será realizada em 11 Estados e em países da Américas do Sul e do Norte, além de Portugal, da França, da Alemanha e da Itália.
“Durante a Abav, vamos apresentar novos roteiros, capacitação do trade local, os investimentos em infraestrutura e o desenvolvimento de organização e gestão para o turismo”, concluiu ela.
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