DIVISÃO DO MARANHÃO GANHA FORÇA COM A CHEGADA DE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS NO SUL DO ESTADO


Estive recentemente na Região Sul do Estado conversando com alguns gestores municipais. Todos lamentavam a distancia do poder central onde as decisões acontecem. Os prefeitos acreditam que boa parte da ausência das  políticas públicas nos municípios são provocadas  pela  distancia de São Luis.
Nicó - prefeito  de São Domingos do Azeitão
foto: Zeqroz Neto
 São Domingos do Azeitão fica a 605 km de São Luis.  O prefeito  Nicodemus Ferreira(PMDB) lamenta que tem  dificuldade em acompanhar o andamento de projetos para o município no Governo do Estado. Segundo ele, qualquer problema por menor que seja, precisa da presença do gestor nos tramites das secretarias do governo. Nicó, como é mais conhecido, disse ainda  que todo trabalho burocrático das empresas precisam ser reolvidos na capital. Para o prefeito tudo isso são entraves para o desenvolvimento da região.
Rochinha, prefeito de Balsas
foto:Zeqroz Neto

 Em Balsas, o prefeito Luis Rocha Filho , o Rochinha(PSB) disse que tenta diminuir o percurso usando avião particular, mas sabe que são poucos os gestores municipais na região   que dispões desse meio de transporte. “A ideia de dividir o Estado é unânime entre os prefeitos da região e começa a ganhar fôlego com a chegada dos novos gestores. Para desenvolver nossos municípios precisamos do estado cada vez mais perto de nós em todos os sentidos”, finalizou.
Elano, prefeito de Nova Colinas
foto: Zeqroz Neto







Em Nova Colinas que fica 700 km de São Luis - município pequeno, de 5 mil habitantes,  o prefeito Elano Matias(PRB) de 33 anos, disse que custa muito caro manter um escritório em São Luis para um pequeno município. “Eu sinto na pele ter que viajar uma vez por semana à capital, muitas das vezes correndo risco de vida, em alta velocidade para amenizar a distancia e ganhar tempo para resolver os interesses de Nova Colinas”, ressaltou.  Vou entrar nessa luta de criar um novo estado e desenvolver nossa região, finalizou.
Crisógono, prefeito de Riachão
fotos: Zeqroz Neto



O prefeito de Riachão, que a cidade fica a 890 km da capital,  disse que  divisão do estado aproxima as decisões do poder central dos interesses do município. Crisógono Rodrigues(PTdoB), disse que a divisão do Maranhão ganhou bastante força com a chegada dos novos gestores. Para ele  a dificuldade da chegada das políticas públicas nos municípios mais distantes vem forçando os políticos a mudarem de opinião sobre a necessidade da divisão do Maranhão.
senador Lobão, autor do projeto







O projeto de dividir o Estado é do senador Edson Lobão(PMDB. O novo estado teria 49 municípios com um território de aproximadamente 120 mil km2.Essa ideia de divisão vem de muito longe: é uma reivindicação, uma aspiração de todo o povo daquela região sul do estado; Já  houve uma tentativa nesse sentido ainda na Constituição de 1988.



mapa do Maranhão do Sul
O projeto  do Maranhão do Sul ficaria com os seguintes municípios: Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda e Nova Iorque, Balsas, Carolina, Itinga, Cidelândia, São João do Paraíso, Estreito, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D’Água Branca, João Lisboa, Amarante, Senador La Rocque, Buritirana, Tasso Fragoso, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Montes A

8 comentários:

  1. E O RIACHÃO VAI FICAR AONDE NESSA HISTORIA, JÁ QUE NÃO APARECE NA LISTA?
    JÁ SEI FORA DO MAPA E NAS MÃOS DA INCOMPETÊNCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade o riachão fica mesmo esquecido.

      Excluir
  2. tambem não vie Riachão nessa divisão ser td bem que e uma cidade pequena nem tando para nao ser vista Ok

    ResponderExcluir
  3. Ta Foda essas coisas... O prefeito poderia trabalhaar e mostra mais o Riachao.
    Riachao tava crescendo aomenos no turismo e agora que ninguem vem mais aqui com essa comida tipica do Rodson do Mariano . Cabeça de Booi em Lata de tinta só no restaurante dele"

    ResponderExcluir
  4. genivam silva BRASILIA DF3 de abril de 2013 às 12:43

    e assim muito vcs pode ver q riachão nova colinas, feira nova estão fora .estreito carolina tão muito emgraçado

    ResponderExcluir
  5. Riachão é a pior cidade do mmaranhao o povo todo fechado as lojas porque a cidade não tem dinheiro ,será se riachão nunca mudar cidade feia cheia de buraco.

    ResponderExcluir
  6. Administração péssima...enquanto não mudarem os Prefeitos da cidade, sempre será assim, um municípo pobre... Acorda Riachãooo!!!

    ResponderExcluir
  7. Está chegando época de eleições estaduais já estão novamente com esse papo furado de Maranhão do sul mais uma vez.acorda maranhense os pilantras que tiveram aí anos atrás querem voltar e enganar vocês mais outra vez e depois somem nunca vai ser divido nada só os milhões entre esses trapaceiros

    ResponderExcluir